Em memória


Na semana em que infelizmente minha família sofreu a perda de dois ‘patriarcas’ (meus dois avôs faleceram, em um intervalo de apenas 7 dias), achei pertinente falar um pouco sobre o valor da vida, colocando uma breve reflexão que fiz nos últimos dias.

 O Que É, O Que É ?

Composição: Gonzaguinha

Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita, e é bonita…

Viver! E não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz…

Ah meu Deus! Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita…

E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração, ela é uma doce ilusão Hê! Hô!…

E a vida, Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é? Meu irmão…

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota, é um tempo, que nem dá um segundo…

Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor…

Você diz que é luxo e prazer, ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer pois amada não é e o verbo é sofrer…

Eu só sei que confio na moça e na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser…

Sempre desejada, por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte…

E a pergunta roda, e a cabeça agita
Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita…

Gonzaguinha foi muito feliz quando compôs essa canção, que a mim soa tão coerente com o meu modo de vê-la e vivê-la. Talvez eu também veja a vida como as crianças, que acham bonita, bonita e bonita.

Tem sofrimento? Tem. Mas ainda é bonita! Se pararmos para pensar, a primeira coisa que fazemos ao nascer é… chorar! O choro faz parte da nossa vida desde os primeiros minutos quando na transição da vida intra-uterina para o mundo. Com o tempo, choramos não só pela dor, mas pela alegria também – somos eternos aprendizes!

Uma das coisas que mais tenho pensado – e especialmente nesse momento – é em como devemos fazer juz ao amor que sentimos pela vida, vivendo com intensidade, com amor e respeito ao próximo e a si mesmo, deixando boas lembranças aos que ficam… Não podemos passar pela vida displicente e irresponsavelmente. Se assim o fazemos, não a valorizamos de fato.

Assistindo a uma palestra do Wellington Nogueira – fundador do Doutores da Alegria – ele nos provoca para uma análise, com a pergunta: “Temos dimensão do milagre que somos?” Pois é… temos?

“É o sopro do criador, numa atitude repleta de amor”

Essa é a parte mais linda dessa música na minha opinião e penso que o mínimo que posso fazer para retribuir essa atitude repleta de amor do criador, é replicando esse amor! Quero poder passar pela vida sempre achando que ela é bonita, bonita, bonita, apesar de qualquer pesar.

E pra você? O que é a vida? O que é?

P.S.: Vô Carlos e Vô Chico… vocês deixaram algo aqui para ser lembrado e jamais esquecido! Que a vida “aí” seja bonita, bonita e bonita!!!

9 Respostas

  1. Paulinhaaa, o tempo passou e é impossível deixar de amar uma pessoa como você. Linda de viver!

    Tenho saudades da época em que éramos confidentes… uma pena que algumas coisas se tornam efêmeras.

    Beijão, te amo!

    Shi

  2. Minha amiga querida. Quanto susto para uma semana só.
    Nda paga a lembrança de um avozinho, de uma avozinha…
    das comidinhas gostosas, das brincadeiras quando éramos crianças e até das “ranzizices” dos bons velhinhos….
    Mas a vida é bonita, tem se ciclo, e isso é inegável.
    Reze por eles, para que eles fiquem bem. Eles ficarão, tenha certeza.
    Não há o que falar que possa ajudar numa hora dessas, mas só quero que saiba que estou aqui para o que precisar sempre, mesmo longe.

    Fique com Deus…

    Bjs

    Lalazinha

  3. Owww querida….
    Imagino que deve ser um momento muito difícil mesmo…perder duas pessoas tão queridas em tão pouco tempo…

    Mas o que importa é que eles viveram por um longo tempo, deixando um legado maravilhoso, pois afinal, sem eles, vc não estaria aqui hj e vc é um tesouro de Deus em nossas vidas, assim como seus irmãos, pais, tios, tias, primos e primas…

    Como vc mesma disse, vamos procurar viver intensamente e como diz Lulu Santos: VAMOS NOS PERMITIR!!!

    Vamos nos permitir amar, chorar, pular, ser caridosos, enfim…vamos aproveitar cada segundo intensamente, mas não de forma egoísta, nos preocupando somente com o que nos é importante…o mais gostoso e gratificante, é também fazer o que é importante para os outros…trazer um sorrisoà tona…enxugar uma lágrima… essas coisas, não tem preço, nem com Mastercard!! rsrrs

    Como diz a música: Forever and ever you stay in my heart and I Love you!!

    Take care OK??? 🙂

  4. Força sempre Cris.

  5. Pois é Paulinha…. A vida está sempre nos ensinando. Seja nas boas coisas ou nas más…. Mas como diz o Gonzaguinha a vida é bonita é bonita e é bonita. Ainda mais quando notamos que voce cresce à cada dia em sabedoria, inteligência e perspicacia… Voce nos deixa cada vez mais orgulhosos…. Beijos Papai.

  6. Cris,

    A beleza da vida está nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e alegrias, num sorriso.

    A beleza da vida está nas lembranças boas que guardamos de pessoas especiais que amamos.

    Beijos
    Denise

  7. Meus queridos! Obrigada pela visita, pelas palavras e pelo carinho…
    A próxima será mais animadinha!!!

  8. Oi “Titi”,

    Isso só poderia partir de você mesmo, aliás esse seu sorriso reflete bem a forma de você ver a vida.
    Também sempre procuro encarar a vida por esse ângulo, temos coisas ruins? Sim temos. Contudo, a vida é maravilhosa…
    Espero que Deus te conforte e também seus familiares, pois sei bem como é a dor de perder entes queridos e muito próximos, aliás.
    Enfim, tenha força para suportar esse momento.
    Abç forte!

    Robson Brito

  9. É a vida… não tem jeito…

    Ela segue seu caminho e nesse meio tempo entre nascer, crescer e morrer, devemos fazer com que ela seja bonita, bonita, bonita…. 🙂

Deixe um comentário

