Credulidade


Volto depois de outro longo e tenebroso inverno!

A Bettina me colocou para escutar uma música muito legal hoje. É uma música nova pra mim, mas talvez alguém já conheça.

Candura

Marina Machado

Desculpa se alguma vez houve estupidez, insensatez ou falta de atenção
Nem sempre o que a gente diz é exatamente o que se quer dizer
O coração sincero sabe bem de onde vem
Cada dor e cada dissabor eu sei de cor
O amor que eu tenho por você é o que eu tenho de melhor

A vida é dura mas ela só faz melhorar
A vida é dura mas ela só faz melhorar

Nesse meu navegar tudo é impreciso, incerto e tem juros altos demais
Assim eu posso até dizer que cada minuto longe de você eu tenho prejuízo

Ninguém nunca vai e nem pode entender e é difícil até fazer uma canção pra dizer
Nós juntos temos um futuro que é a coisa mais preciosa que existe no mundo

A vida é dura mas ela só faz melhorar
A vida é dura mas ela só faz melhorar
Quase não tenho saudade nenhuma

Já me vi dizendo coisas que não diziam o que eu realmente sentia…. Isso aconteceu inúmeras vezes. Mas também já ouvi coisas que quando foram pronunciadas causaram um enorme estrago. E, elas nem mesmo tinham essa verdade e função.

Acho que, infelizmente, todos são passíveis de erros. Mas o que pode nos tornar menos miseráveis, é a nossa capacidade de retratação, de correção de erros.

Palavra pronunciada não volta atras. Mas atitudes contrárias às palavras, podem sim, fazer com que elas já não tenham mais a mesma importância. Acho que a música fala um pouco disso, especialmente quando se refere ao coração sincero.

Eu espero que a dureza de palavras, a estupidez, a insensatez e especialmente a falta de atenção virem pó com cada nova proposta de comportamento, com cada esforço de candura, com cada atitude que mostre o melhor de cada amor.

Entre essas atitudes, há uma que é fundamental para que qualquer outra tenha de fato algum valor: ACREDITAR.

Para quem está do lado de dentro do balcão, é preciso acreditar que sua mudança surtirá efeito e está sendo feita por amor, a você e ao outro. Para quem está sendo servido do lado de fora do balcão, é preciso acreditar que o ‘garçon’ está de fato, te servindo de maneira sincera, com o melhor do seu amor…

4 Respostas

  1. Esta música é incrível e, como ela tinha tudo a ver com coisas que a gente tem conversado, não dava pra passar sem te mostrar, rs. Eu achei esta letra de uma beleza cortante, porque certamente já fui ‘vítima’ e também já fui a ‘autora’ das coisas que ela menciona no início, para citar apenas o começo da canção…

    Enfim… a capacidade de retratação realmente nos torna menos miseráveis, mas não efetivamente menos tristes ou decepcionados, porque não é sempre que a simples retratação caminha diretamente para a resolução. Algumas coisas, mesmo que entendidas, perdoadas e até – se tivermos sorte – superadas, nem sempre podem se resolver. É uma pena, mas nem sempre o tempo ou a maneira como as coisas se encaminharam permitem espaço mesmo para atitudes contrárias. E, quando atingimos este nível, a coisa toda já se perdeu. Mas, vamos continuar o comentário, rs…

    Tudo é aprendizado e a maioria deles dói DEMAIS DA CONTA. Mas, exatamente por isso, também espero que “a dureza de palavras, a estupidez, a insensatez e especialmente a falta de atenção virem pó com cada nova proposta de comportamento, com cada esforço de candura, com cada atitude que mostre o melhor de cada amor”.

    Acreditar é fundamental. Vital, eu diria. E isso só é possível quando a aspereza e ‘auto-defesa’ não superam a crença. Às vezes, a gente percebe tudo antes e faz tudo a tempo, às vezes não. É a roleta da vida.

    “Vamo que vamo”.

    Adorei o post, rs… acho que percebeu!

  2. ok ok vou ter que ouvir a música também. =)

    “Eu espero que a dureza de palavras, a estupidez, a insensatez e especialmente a falta de atenção virem pó com cada nova proposta de comportamento, com cada esforço de candura, com cada atitude que mostre o melhor de cada amor.”

    Me identifiquei muito com esse trecho. Quando eu encontrar meu futuro amor lembrarei disso.

    Beijãooo,

  3. Minha amiga….

    Neste mundo de São Tomé onde é preciso “ver pra crer”, é preciso mesmo ser menos pragmática e ACREDITAR. Simples assim, mas a gente complica tudo…

    PS- Morrendo de saudades dos papos….

  4. Olá! tudo bom? estou comentando aqui no seu wordpress, pra dizer que te achei meio sem querer, e estou maravilhada com o seu jeito de escrever, tenho apenas 15 anos, mas adorei rs! Parabéns… pena que percebi que você escreve pouco, acho que pela falta de tempo. Mas gostei muito da sua idéia de explicar as músicas, adotei para mim, hahaha. Já li todos os seus posts, rs, gostei muito de todos, mesmo!

    PARABÉNS mais uma vez.
    Grande beijo!

Deixe um comentário

